Website
28 Dezembro 2019
5 Rituais de Passagem de Ano à volta do mundo

Das passas à roupa interior, do dinheiro no bolso à meia-noite em cima da cadeira. Há rituais de passagem de ano para todos os gostos e que diferem de país para país, e que podes querer adotar já para a tua entrada em 2020. Fica a conhecer estas superstições de ano novo que pautam o Réveillon um pouco por todo o mundo.

1- Colômbia

Estás sedento de viajar e conhecer novos lugares e novas culturas? Aqui tens o ritual ideal. Na Colômbia, as pessoas passam o dia 31 de Dezembro sempre com um trolley, para atraírem um ano novo repleto de viagens. Se queres que 2020 seja assim, o melhor é mesmo seguires o exemplo do povo colombiano!

2- Dinamarca

Na Dinamarca, parte-se a louça toda. Literalmente. Os dinamarqueses partem pratos e copos contra as portas do vizinho para afugentar os maus espíritos que possam estar dentro da casa. Diz-se também que quanto mais cacos estiverem à porta, melhor e mais próspero vai ser o novo ano para a família que lá habita. Estás pronto para começar esta tradição em Portugal?

3- Brasil

Na noite de passagem de ano, os brasileiros oferecem flores brancas à Deusa do Mar, atirando-as para o oceano, na crença de que ela lhes poderá realizar os seus desejos para o novo ano. O branco, aliás, é presença obrigatória nas celebrações de ano novo no Brasil, com as pessoas a usarem peças de roupa branca na passagem de ano. Será que estás pronto para experimentar estes rituais?

4- África do Sul

E se tivesses um micro-ondas pronto a ir para a reforma? Na África do Sul, a tradição de ano novo é deitar eletrodomésticos fora pela janela. Os sul-africanos acreditam que assim renovam a energia dentro da sua casa, desfazendo-se do velho e dando lugar à novidade, como se fossem uma premonição para o ano novo. Se tiveres um eletrodoméstico em más condições, talvez queiras experimentar esta tradição africana!

5- Grécia

Na Grécia, a cebola é considerada um símbolo de renovação e, por isso, os gregos penduram-na nas portas das casas na véspera de ano novo, deixando-a lá durante a noite. Na manhã seguinte, a cebola é retirada e as crianças são acordadas com um toque da cebola na testa, para que a renovação preencha o ano que acaba de começar. Vais dar início a esta tradição em Portugal?

 

Estes são alguns dos rituais de ano novo que existem um pouco por todo o mundo. Vais fazer algum destes para a tua entrada em 2020?

NÃO EXISTEM COMENTÁRIOS.

Lamentamos, os comentários estão fechados!

Aventura-te é o blogue de viagens e muito mais da Allianz Assistance. Porque a vida é uma aventura, poderás encontrar neste blogue várias informações de destinos de viagem, momentos recheados de humor e muita comida à mistura.
Junta-te a nós e parte nesta aventura!

Adoras viajar?
Segue o nosso blogue
e conhece os novos artigos todos os meses!