Website
26 Julho 2018
O início de uma experiência de voluntariado internacional

A Catarina Anjos vai partir à aventura numa experiência de voluntariado em Cabo Verde. Quais serão as suas expetativas? Quais serão as suas motivações ou receios? A Catarina conta-te tudo em primeira mão neste artigo!

Quais são as minhas expetativas de partir numa experiência de voluntariado internacional? E por que razão quero eu fazer isto? Porque não ir ao sudoeste e passar dias na praia da falésia e ir ao Bliss todas as noites? E porquê Cabo Verde? Porque é que gosto tanto de fazer voluntariado? Porque é que fazer os outros rir, ouvir um “obrigado” ou mudar o mundo me faz mais feliz do que umas boas férias com amigos? A verdade é que não faço ideia, não faço ideia porque é que gosto tanto disto, disto a que chamam de voluntariado.

 

Foi a minha mãe que me obrigou a ir com ela para a porta do Pingo Doce com 15 anos dar sacos para ajudar o Banco Alimentar. Não é suposto não falar com estranhos? Porque é que agora queres que fale com estranhos? Só sei que no fim adorei aquilo que fiz e disse “Quero continuar a fazer isto, foi brutal”. E sim é um cliché as mães dizerem aos filhos “Filho, tens de comer tudo o que está no prato porque os meninos em África não têm a tua sorte.” E aquele bichinho lá ficou na minha cabeça, ou melhor, no meu coração, visto que tudo começou com estes pequenos pormenores que nunca mais me fizeram parar de fazer coisas para eu cumprir este sonho que é difícil de atingir, mas não impossível.

Catarina Anjos 4

O meu sonho é mudar o mundo. Quando era pequena queria acabar com a fome, acabar com a guerra e levar todos os que precisam de ajuda para minha casa. Mas por alguma razão a minha mãe não deixava. À medida que o tempo foi passando, fui ganhando consciência, crescendo e percebendo que talvez o meu sonho podia continuar, mas com um significado diferente. Ou seja, eu vou mudar o mundo, mas com os típicos passinhos de bebé, bem devagarinho, e mudando pequenos mundos, uma pessoa de cada vez. Eu sempre disse que não ia morrer sem ajudar aqueles meninos em África que a minha mãe sempre falava. E foi por isso que troquei toda a loucura do verão do pessoal da minha idade por isto, pelo meu sonho.

 

No início deste ano, estava eu a navegar no Facebook em vez de estar mas é a estudar para os exames e deparei-me com um evento da AIESEC na minha faculdade sobre voluntariado internacional. Assim, lá fui sem saber ao que ia, “vou só ouvir porque óbvio que não vou fazer voluntariado para fora este ano, ainda tenho tempo”. Ao fim de duas horas a ouvir a experiência de dois antigos voluntários e de ver as fotografias e vídeos que partilhavam decidi “Esquece, eu quero estar aqui para o ano a contar a minha história e a ter a mesma paixão por aquilo que fiz que eles me estão a mostrar agora”. E assim foi, fui falar com a AIESEC e disse que também estava interessada em ser voluntária fora do meu país.

 

Catarina Anjos 8Catarina Anjos 7

 

As minhas expetativas? Sinceramente estão super elevadas porque finalmente vou sair da minha zona de conforto a todo um outro nível de que nunca fui exposta. Posso dizer que passam um bocadinho pelo que me fez escolher este caminho. Eu sei que quero sair de lá com amigos, muitos e de diferentes culturas, quanto mais diferentes que eu melhor. Quero saber tomar decisões sozinhas, adaptar-me e pôr-me à prova todos os dias e quero ser mais independente. Quero ensinar e partilhar o meu conhecimento com os alunos do Liceu Amílcar Cabral, apesar de saber que quem vai aprender sou eu, porque é certo que eles me vão ensinar muito mais a mim. Quero sair de lá rica em experiências, amizades e emoções fortes. Basicamente, quero voltar de Cabo Verde mais crescida e com a sensação de missão cumprida.

NÃO EXISTEM COMENTÁRIOS.

Lamentamos, os comentários estão fechados!

Aventura-te é o blogue de viagens e muito mais da Allianz Global Assistance. Porque a vida é uma aventura, poderás encontrar neste blogue várias informações de destinos de viagem, momentos recheados de humor e muita comida à mistura.
Junta-te a nós e parte nesta aventura!

Adoras viajar?
Segue o nosso blogue
e conhece os novos artigos todas as semanas!