Website
29 Abril 2021
Uma viagem por 6 diferentes estilos de dança

Quem gosta de dar um “pezinho” de dança? São muitos os estilos que associamos a diferentes países e culturas. No entanto, existem estilos como o forró, o folclore russo, a ote’a, a cumbia, o frevo e a hopak que ainda são pouco conhecidos, mas igualmente fascinantes, encantadores e cheios de ritmo!
Convidamos-te a embarcar nesta viagem, onde vai descobrir mais sobre estes 6 estilos de dança e algumas das suas curiosidades:

 

  1. Forró

O forró, considerado uma expressão artística, é proveniente do nordeste do Brasil. A origem do seu nome, embora existam diferentes teorias, é que provém do termo “forrobodó”, um baile popular onde surgiu este estilo de dança. A forma de dançar deste estilo é bem peculiar. Originalmente praticado em sítios onde o chão não tinha revestimento, o truque era fazer-se movimentos arrastando os pés para não levantar poeiras. Mesmo com todas as mudanças, continua a ser uma forma de arte muito apreciada e que conquista cada vez mais fãs!

Já experimentaste dançar um forró?

 

  1. Folclore Russo

Partimos agora em direção à Rússia e falamos de um estilo, o folclore russo, que faz parte da cultura deste país. Entre as mais conhecidas encontramos a Troika, a Berioska e a Kalinka. A Troika é uma dança em trio, onde um homem e duas mulheres dançam de mãos dadas e executam diferentes movimentos. A Berioska serviu de inspiração para outras danças do género no país e as mulheres simulam movimentos suaves que dão a sensação de que as mesmas estão a deslizar. Por último, a Kalinka é um estilo que presta tributo ao amor, à natureza e à vida, com movimentos rápidos muito ao estilo do sapateado russo. São três danças cheias de energia e muito ritmo!

 

  1. Ote’a

Mais uma paragem e, desta vez, aterramos no Taiti, na Polinésia Francesa. Ote’a, é um estilo de dança tradicional deste país que é repleto de energia e animação. Exige uma técnica impressionante onde os dançarinos além de fazerem movimentos com as mãos, a cintura nunca para de mexer! É, de facto, preciso uma excelente coordenação, mas qualquer pessoa pode experimentar! Eras capaz de alinhar num passinho de ote’a?

Fica a dica.

 

  1. Cumbia

Continuamos esta viagem e deixamo-nos contagiar pelo ritmo caliente da cumbia! Com origem incerteza, mas que se desenvolve na Colômbia, é um estilo ritmado que une danças de diferentes povos indígenas, escravos e colonizadores europeus. Uma dança com movimentos sensuais onde as mulheres executam passos curtos e os homens dançam ao seu redor. Um estilo cheio de energia e muita sedução tipicamente deste país da América do Sul. Aceitarias esta dança?

 

  1. Frevo

Uma forma de arte que é dos estilos mais típicos do Brasil. Uma dança que conta com cerca de 120 movimentos distintos e que junta acrobacias a passos de outros estilos, como o exemplo da capoeira. Com um vestuário típico e característico, que fica completo com pequenos guarda-chuvas vermelhos, amarelos, azuis e verdes, este é um ritmo que, em 2012, foi declarado pela UNESCO herança cultural da Humanidade! Uma incrível distinção!

 

  1. Hopak

Terminamos esta viagem com uma dança tradicional da Ucrânia! A hopak, que deriva do termo “hopaty”, é um estilo que surgiu no século XVI. Era popular nas celebrações de vitórias militares, com as recriações das batalhas a que se juntavam algumas acrobacias. Atualmente este é um estilo de dança que junta homens e mulheres, onde estas dançam de forma harmoniosa e os homens conquistam com os seus movimentos.

 

São muitos os ritmos e formas de arte ainda pouco conhecidos e que têm conquistado fãs um pouco por todo o mundo. Neste Dia Mundial da Dança desafiamos-te a deixar o ritmo tomar conta deste dia e, claro, a partilhares connosco quais os estilos que acrescentavas nesta lista.

Boas danças!

 

Não te esqueças de seguir as nossas páginas de Facebook (https://www.facebook.com/allianzassistanceportugal) e de Instagram (https://www.instagram.com/allianzassistancept/).

NÃO EXISTEM COMENTÁRIOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.



Aventura-te é o blogue de viagens e muito mais da Allianz Assistance. Porque a vida é uma aventura, poderás encontrar neste blogue várias informações de destinos de viagem, momentos recheados de humor e muita comida à mistura.
Junta-te a nós e parte nesta aventura!

Adoras viajar?
Segue o nosso blogue
e conhece os novos artigos todos os meses!