Website
18 Dezembro 2020
Vamos fazer uma viagem gastronómica com sabores Natalícios!

O Natal é, para muita gente, uma época muito especial, seja com teor religioso ou simplesmente uma quadra que se passa em família. Num ambiente frio onde, por vezes, a neve é muito frequente em vários pontos da Europa, a decoração das ruas, lojas e até mesmo as casas da população chegam a encantar-nos de tal maneira que nos esquecemos do frio.

É no Natal que surgem imensos mercados onde doces, bolos, chocolates e muito mais nos abre bastante o apetite.

Apresentamos-te, então, 10 países europeus com um doce ou bolo típico de Natal.

  1. Alemanha – Stolen

É uma receita que não pode faltar na mesa de muitas pessoas, o Stolen é um bolo amanteigado com passas de frutas cristalizadas e é tradicional em toda a Alemanha. A forma do bolo está ligada ao período natalício, é comprida e achatada e representa o menino Jesus embrulhado num manto, sendo por isso muitas vezes chamado de christstollen.

Alemanha

 

  1. Áustria – Linzer Torte

Linzertorte (tarte de Linz) é um doce típico natalino na Áustria. É uma tarte feita com uma massa que inclui nozes ou avelãs moídas e também um recheio doce. Geralmente, o doce é de frutos silvestres (framboesas), alperce ou outro.

Áustria

 

  1. Bélgica – Cougnou

O Cougnou é um bolo/pão típico da Bélgica. O Cougnou (pão de Jesus) é um pão de massa brioche e assim como o Stolen, relembra o menino Jesus devido à sua forma. Na massa podem ser adicionados ingredientes como uva passa, gotinhas de chocolate e grãos de açúcar.

Bélgica_opção 2

 

  1. Dinamarca – Æbleskiver

São bolinhos tradicionais da Dinamarca e traduzido para português Æbleskiver significa “fatias de maçã”, isto porque antigamente eram feitos com pedaços de maçã, mas hoje em dia a maçã já não é utilizada. São feitos com uma massa muito parecida à massa das panquecas (a famosa farinha de trigo) e têm forma esférica. As bolinhas são fritas e apesar de não serem doces em si, são normalmente pulverizadas com açúcar em pó, ou então, acompanhadas de geleias ou compotas de frutos.

Dinamarca

 

  1. Espanha – Mazapán

É um doce muito conhecido em Espanha feito com uma pasta de amêndoas moídas, açúcar e claras de ovos podendo ser moldado em várias formas (bolachas, bolos, entre outros).

Espanha

  1. França – Tronco de Natal

“Buche” significa “torta de madeira”, trata-se de um bolo tradicional francês de forma alongada e que faz lembrar um tronco. O Bûche de Noël é geralmente decorado com efeitos/objetos de natal. A combinação mais comum é um “bolo-esponja” (massa pão-de-ló) e é recheado com chocolate e creme de manteiga. Ainda assim, existem muitas outras variações da receita original, podendo incluir massas de bolo de chocolate.

França

  1. Inglaterra – Christmas pudding

Na Inglaterra o Christmas pudding é uma tradição com longos anos e não pode faltar na mesa dos ingleses, sendo este inventado na Idade Média.

De estrutura pequena, o pudim de natal é feito de frutas secas, nozes e conhaque. Assim como na maior parte dos doces e bolos há outras variações deste pudim.

Inglaterra

 

  1. Itália – Panetone

De origem Italiana, o panetone é um pão tradicional na época de natal em Itália. É um pão feito com baunilha recheado de frutas secas como damasco, laranja, limão, maçã e uva passa. Existem também imensas variações na receita do Panetone.

Itália

 

  1. Portugal – Bolo Rei

O famoso Bolo-rei, é um bolo em forma de coroa que faz parte da tradição portuguesa natalina. O seu nome é referente aos três reis magos. Tem uma forma redonda, com um grande buraco no meio, é feito de uma massa branca e fofa misturada com passas, frutos secos e frutas cristalizadas.
Portugal

 

  1. Suíça – Chocolates Natal

Quem não aprecia um bom chocolate nesta época tão especial? O chocolate suíço é um dos produtos suíços mais conhecidos em todo o mundo pela sua qualidade. Vendem-se em várias partes do mundo e podem ser utilizados também noutras receitas, como por exemplo bolos de chocolate.

Suíça

 

 

Já experimentaste algum destes doces/bolos? Já visitaste algum destes países europeus? O que achaste? Partilha connosco a tua opinião!

 

Não te esqueças de seguir as nossas páginas de Facebook  e Instagram.

NÃO EXISTEM COMENTÁRIOS.

Lamentamos, os comentários estão fechados!

Aventura-te é o blogue de viagens e muito mais da Allianz Assistance. Porque a vida é uma aventura, poderás encontrar neste blogue várias informações de destinos de viagem, momentos recheados de humor e muita comida à mistura.
Junta-te a nós e parte nesta aventura!

Adoras viajar?
Segue o nosso blogue
e conhece os novos artigos todos os meses!