Website
13 Outubro 2021
Viajar em tempos de pandemia

Viajar em tempos de pandemia

A pandemia COVID-19 foi a alavanca para uma mudança comportamental com efeitos nas viagens, sejam de férias ou corporate. Embora a chegada da vacina seja um passo fundamental para o regresso da tão desejada normalidade, as incertezas permanecem e fazem-nos pensar qual a forma mais segura de viajar.

Em janeiro de 2021 começou a vacinação por todo o mundo. Segundo o site Our World in Data(Universidade de Oxford), o país com a maior imunização (vacinação/número de habitantes) são os Emirados Árabes Unidos com 83% da população completamente vacinada e 93% com uma ou mais doses da vacina.***

O segundo lugar da lista pertence a Portugal, com 84% da população totalmente vacinada e 86% dos cidadãos com pelo menos uma dose da vacina.*

Cuba completa o top 3 dos países com maior taxa de vacinação: já foi completamente vacinada 46% da população, com 83% das pessoas com uma ou mais doses.***
Deixamos algumas dicas para organizares as tuas viagens de forma segura:

 

1. Requisitos e restrições de entrada no destino

A maioria dos destinos pede atestado de vacinação ou teste PCR negativo (feito nas últimas 48h), no entanto, outros podem ter restrições mais rígidas, como quarentena à chegada. Antes de comprares a viagem certifica-te que o país não tem restrições e que preenches os requisitos de entrada.

2. Seguro de viagem com cobertura COVID-19

Não te esqueças de rever pormenorizadamente os termos e condições do mesmo, assim como qualquer informação adicional facultada, para que possas ter um entendimento claro do que está ou não coberto pela tua apólice. Mais uma vez, antes de comprares o seguro, confirma previamente as limitações no período da viagem.

Durante a viagem leva toda a informação respeitante ao teu seguro, incluindo os detalhes da apólice, assim como o número de telefone de assistência em viagem.

3. Viagens de carro são as mais seguras

Se fores de avião, opta por alugar um carro no local de destino. Se por outro lado, escolheres uma viagem de carro pela Europa, tem em conta as paragens que terão de ser feitas, em bombas de combustível, cafés, restaurantes e alojamentos e toma todos os cuidados, como a utilização de máscara, higienização frequente das mãos e distanciamento físico.

Ter carro permite viagens mais isoladas e maior margem de manobra para controlar os riscos em comparação com o avião, onde viajamos com desconhecidos, que podem, ou não, cumprir todas as normas de segurança.

4. Alojamentos

Mesmo que o seguro de viagem cubra cancelamentos, opta por reservar alojamento que possas cancelar gratuitamente ou alterar a data de estadia. Em Portugal, na data de publicação, as novas medidas ditam que já não é exigido o Certificado Digital COVID da UE (vacinação completa, recuperação ou teste) no acesso a qualquer hotel ou alojamento turístico em todo o território continental. **** Se viajares para outro país, informa-te junto das autoridades locais.

5. Usar cartão multibanco

O dinheiro vivo passa de mão em mão. Escolhe pagamento sem contacto físico. Se for necessário marcar o código, não te esqueças de lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel 70%.

6. Essenciais COVID-19

Face ao levantamento das restrições, em Portugal o uso de máscaras é uma medida adicional de proteção, que deve ser complementar às medidas de distanciamento e higiene das mãos. A utilização é obrigatória em espaços públicos fechados, como transportes públicos ou estabelecimentos comerciais. **

7. Responsabilidade

Durante as duas semanas antecedentes à viagem, limita a atividade social. Desta maneira vais reduzir o risco de seres contagiado.

Mesmo que a recomendação seja não viajar, se for mesmo necessário lembra-te:

• Avalia a necessidade de viajar;
• Dá preferência a distâncias curtas;
• Paga com cartão, de preferência com aproximação ou através do telemóvel.
• Consulta as orientações das autoridades de saúde locais;
• Usa máscara em locais públicos;
• Lava as mãos com regularidade com água e sabão ou usa álcool gel 70%;
• Evita tocar nos olhos, nariz e boca;
• Evita aglomerações e mantém a distância social de 2 metros;
• Dá primazia a locais limpos e arejados;
• Não partilhes objetos pessoais.

 

 

 

Atenção: o uso de máscara é obrigatório tanto nos voos como no transbordo entre aeroportos. Algumas companhias exigem tipos de máscara específicos. Informa-te junto da companhia aérea antes de viajar.

As informações mudam todos os dias, o que pode dificultar o acompanhamento dos fatos. Recomendamos que sigas as recomendações e orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) e Organização Mundial de Saúde (OMS).
Este artigo foi atualizado pela última vez a 7 de Outubro de 2021 e estava correto no momento da publicação.

 

 

Referência * – Direção Geral de Saúde: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/09/Relato%CC%81rio-Vacinac%CC%A7a%CC%83o-n.o-33.pdf –  Relatório de Vacinação – VERSÃO NACIONAL | Dados desde 27/12/2020 até 26/09/2021 – Consultado a 07/10/2021
Referência ** – Direção Geral de Saúde: https://covid19.min-saude.pt/category/perguntas-frequentes/ –  Tenho de usar máscara para me proteger? –  Consultado a  07/10/2021
Referência *** –  Our World Data: https://ourworldindata.org/covid-vaccinations- Consultado a  07/10/2021
Referência **** – https://covid19estamoson.gov.pt/faqs/ – Consultado a  07/10/2021

NÃO EXISTEM COMENTÁRIOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.



Aventura-te é o blogue de viagens e muito mais da Allianz Assistance. Porque a vida é uma aventura, poderás encontrar neste blogue várias informações de destinos de viagem, momentos recheados de humor e muita comida à mistura.
Junta-te a nós e parte nesta aventura!

Adoras viajar?
Segue o nosso blogue
e conhece os novos artigos todos os meses!